top of page

Nossa Senhora do Ó: qual a origem desta tradição?


ree

No dia 18 de dezembro, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora do Ó, que tem origem espanhola, tendo sido instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo. Este título está ligado ao nascimento de Jesus e à expectativa de Maria em relação à Sua chegada, e não é tão conhecido pelos fiéis no Brasil.



No protoevangelho, no Livro do Gênesis, depois do pecado original, Deus prometeu a Adão e Eva um salvador. E por séculos a humanidade, especialmente o povo judeu, esperou o nascimento daquele que reabriria as portas do Céu, invocado como o Messias. Também Maria esperava ardentemente esse evento divino. Um dia, o Menino lhe foi anunciado e, com seu sim, ela concebeu-O em seu seio, pelo poder do Espírito Santo.



Para celebrar a expectativa de Nossa Senhora, o anseio e a alegria com que Ela aguardava o nascimento de seu divino Filho, a Igreja determinou que a última semana antes do Natal fosse denominada “da expectação” ou “da esperança”. E que esses desejos estivessem refletidos nas antífonas do Ofício da Liturgia das Horas.



Assim, as antífonas começavam todas por “Ó!“: Ó, Sabedoria! Ó, Emmanuel! Ó, Rei dos Povos!, Ó, Rebento da raiz de Jessé!, etc; e terminavam todas com a invocação “veni”, ou seja, “vinde“. Eram súplicas extraídas de passagens da Escritura, proferidas por Patriarcas e Profetas, expressando quanto desejavam o Redentor.



Se eles o desejavam, muito mais Nossa Senhora esperou o nascimento de seu Filho Divino, e com grande fé expressava o seu desejo, quanto mais próximo estava o acontecimento, rezando: Ó Senhor, vinde logo.



Foi desse modo que nasceu a devoção a Nossa Senhora do Ó.



Oração a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação


Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectativa de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja.

Deus abençoe você!


 
 
 

Comentários


bottom of page