Catequese

Batismo.jpeg

Batismo

"Naqueles dias veio João Batista e disse: Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo." (Mt 3, 11)

Quando pequenos somos levados pelas mãos de nossos pais a receber o fundamento de toda a vida cristã que abre a porta para os demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados de nossos pecados e chamados a fazer parte da Igreja de Cristo dando continuidade ao cumprimento da missão que nos deixou.

Uma pessoa já adulta, que tem feito um compromisso de vida para seguir a Jesus, obedecendo à Palavra de Deus e vivendo uma nova vida, é um candidato para ser batizado.

Primeira Eucaristia

A Primeira Comunhão é o ato religioso de nossa igreja com a finalidade de receber pela primeira vez o corpo e o Sangue de Jesus Cristo.

A preparação para esse momento sagrado é feito através da catequese, onde a criança tem por dever aprender e compreender alguns dos principais princípios da Igreja como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os sete Sacramentos.

"Tomai, todos, e comei, isto é o Meu Corpo que será entregue por vós. Tomai todos, e bebei, este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim". (Lc 22, 17-20)

primeira_comunhão.jpg
crisma 3.jpg

Crisma

Este sacramento é a confirmação do Batismo, pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

“Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Então os dois Apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”. (At 8,14-17)

Matrimônio

“Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher. e os dois formarão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”.

O matrimônio é estabelecido com o consentimento livre dos noivos manifestado ao representante da igreja. Nele os esposos vivem a sua fidelidade como sinal de compromisso, aceitam a indissolubilidade do casamento, até que a morte os separe. Estão abertos à vida, para criar seus filhos que são bençãos de Deus. E tem em sua vida unitiva a união dos corpos que é expressa nas palavras do consentimento, pelas quais se acolheram e doaram reciprocamente para partilhar a vida toda. Tal consentimento e união dos corpos são instrumentos da ação divina que os torna uma só carne.

Na dia do casamento, os ministros são o homem e a mulher. O Sacerdote ou o Diácono invoca a Bênção de Deus para o casal, sendo de resto, apenas uma testemunha de que o Matrimônio foi celebrado nas condições corretas e que as promessas foram prestadas completa e publicamente.

matrimônio.jpg