Liturgia.jpeg

A palavra que provém do grego (“λειτουργία” significando serviço público) compreende uma celebração religiosa pré-definida, dentre as várias denominações cristãs existentes de acordo com suas tradições, ritos e crenças.

Para nós católicos a Liturgia tem total importância, pois se trata da entrega e sacrifício de Jesus Cristo para nossa salvação. Sendo a experiência e vivência fraterna fiel que nos leva ao encontro de Deus por meio do mistério comtemplado em espírito e verdade.

O Mistério de Cristo é a fonte donde provém a força vital para as ações da Igreja. Na liturgia mediante o serviço do sacerdote o Corpo místico de Cristo é apresentado para a santificação dos homens perante a Igreja e os sete sacramentos: Batismo, Eucaristia, Crisma, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio.

A liturgia, nomeadamente a missa, é celebrada entre a comunidade cristã com gestos, palavras, orações, canto e música. No mundo todo, a Igreja determina a cor a ser utilizada em seu altar, tabernáculo, estola, ambão, entre outros de acordo com o calendário litúrgico. Branco, vermelho, verde, roxo, rosa e preto são as cores que trazem significado aos mistérios celebrados no Ano Litúrgico.

Somente o padre age na pessoa de Cristo, representando-O no altar podendo celebrar, conduzir a missa e consagrar a hóstia, o Corpo de Cristo. Jesus celebra a liturgia com sua Igreja celeste e terrestre, construída por santos e pecadores.