Dízimo.jpg

O que é o Dízimo?

É uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis por meio da qual assume corresponsavelmente sua sustentação e da Igreja. Por meio do Dízimo os fiéis vivenciam a comunhão, a participação e a corresponsabilidade na Evangelização. É relacionado com a experiência de Deus e com o amor fraterno. É fixado de acordo com a consciência retamente formada , com uma decisão pessoal que exprime a pertença efetiva e nasce de um coração agradecido por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza da sua presença amorosa no dia a dia. Sua fundamentação encontra-se na Sagrada Escritura. DEUS é o Senhor de tudo o q existe, proprietário da terra de onde provém o alimento e fonte de toda a bênção (Lv25,23; Sl24,1). Devolvemos a Ele o q já lhe pertence e por sua benevolência nos dá a oportunidade de sermos seus administradores...

Para que serve o Dízimo?

Serve para manifestar senso de pertença à igreja; promover a missão evangelizadora; contribuir com a manutenção da estrutura e do patrimônio da comunidade;  adquirir materiais para a catequese, liturgia e pastorais; sustentar a formação de discípulos de Jesus; apoiar o cuidado aos pobres e a promoção humana;prover o sustento dos padres; partilhar recursos entre paróquias e as dioceses com dificuldades financeiras.

Com quanto contribuir?

A Igreja Católica não estabelece um valor predefinido. Cada um colabora de acordo com suas condições e consciente das necessidades de sua comunidade. Quanto maior for a participação, maior será a evangelização da comunidade.

Quando, onde e como?

Todos os meses, preferencialmente no segundo domingo do mês, na secretaria paroquial, no plantão do dízimo da comunidade ou na procissão do dízimo durante a celebração. Sugere-se que a procissão para entrega do dízimo ocorra ao final da celebração com a oração do dizimista e um canto apropriado.

Oração:

Oração : Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem amado que se entregou por nós na cruz, e tocado pelo amor q o Espírito Santo derrama em nós, manifesto com esta contribuição, minha pertença à igreja, solidário com sua missão é com nos demais necessitados. De todo o coração , ó Pai, contribuo com o q posso: recebeu, ó Senhor. Amém "

Dízimo

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre

COMO FAÇO PARA CONTRIBUIR?

Páróquia São Martinho

Banrisul

Agência: 0624

CC: 06.0258170-0