Padroeiro

Em 312 d. C., antes de uma batalha, Constantino teve um sonho com Jesus Cristo e uma visão da cruz. No ano seguinte, Constantino, o Grande, e o co-imperador Licínio promulgam o Édito de Nantes em que se proclama a tolerância e o fim da perseguição contra os cristãos. É neste novo contexto do Cristianismo que nasce São Martinho, em 316, dentro de uma família de tradição pagã e cujo pai era um oficial romano, na Panônia, região onde hoje se localiza a Hungria. Sua família era pagã e seu pai era um oficial romano. Aos 15 anos, Martinho também tornou-se militar do exército romano.

O episódio mais célebre de sua história é, sem dúvida, o encontro em que partilha sua capa de soldado romano com um pobre na cidade de Amiens. Certa vez o soldado Martinho, ainda não batizado, encontrou-se com um mendigo que lhe pediu ajuda durante uma tempestade de neve. Comovido, Martinho prontamente cortou o seu manto ao meio com a espada para partilhar com o pedinte e resguardá-lo do frio. Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa que lhe dizia: “Martinho, principiante na fé, cobriste-Me com o teu manto”.

Por volta dos 18 anos, Martinho foi batizado e logo depois abandonou a vida militar para dedicar-se inteiramente a vida de fé. Assim, Martinho tornou-se monge, discípulo de Santo Hilário de Poitiers que o ordena diácono, em seguida sacerdote e fundador do primeiro mosteiro da França e da Europa Ocidental.

Martinho tinha um carisma especial para evangelizar e orar, por isso foi um dos fundadores do monaquismo ocidental.Formava os monges de seu mosteiro não

"Martinho, cobriste-Me com o teu manto"

São Martinho.jpeg

São Martinho valente guerreiro de Jesus Cristo

apenas para a contemplação, mas também para a missão de evangelizar os pagãos, o que o diferenciava da vida monástica oriental.​ Além disso, criou a primeira escola que transformou o lugar em hoje se situa a cidade de Tours. Muito amado pelo povo, em 371, Martinho é escolhido pelos cidadãos de Tours a ser o bispo deles, missão que realizou por cerca de 26 anos até à sua morte.

São Martinho de Tours ​tornou-se o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da Igreja. Há relatos como os de Suplício Severo de que Martinho possuía dons místicos e realizava muitos prodígios em favor dos necessitados. Dentre os milagres que realizou destacam-se a ressurreição de um homem que receberia o batismo e a cura de um leproso. É um dos santos mais venerados na Europa e em seu dia, 11 de novembro é tradição em todas as paróquias europeias celebrarem o dia de São Martinho, com festas, fogos, encenações de sua história, quermesses e realizando ações e arrecadações às pessoas carentes num espírito de confraternização e solidariedade.

Ele é reverenciado de forma especial na França, não somente por estar lá o seu túmulo e o santuário construído em sua honra na cidade de Tours. Conta-se que, pelo perigo iminente da batalha de Tolbiac contra o terrível exército dos alamanos, Clóvis, o rei da França, prometeu converter-se ao “Deus de Clotilde”, sua esposa católica, se alcançasse a vitória. Por vencer milagrosamente, recebeu o batismo junto com todo seu exército no Dia de Natal de 496.

A família real francesa ganhou como sobrenome “Capeto” por ter recebido, há mais de um milênio, parte da capa de São Martinho como relíquia e pela circunstância histórica que fez surgir a primeira nação cristã da Europa. A capa de São Martinho era estimada como um verdadeiro tesouro pela monarquia francesa, a ponto de dar nome ao lugar onde a guardava de capela (chape – chapelle). Portanto, o nome "capela" que hoje refere-se a pequenos lugares de oração e celebração eucarística significava originalmente "o lugar em que se guarda a capa" de São Martinho.

Referências:

QUINSON, Marie-Therese (1999). Dicionário cultural do cristianismo. Loyola, p. 193.

RIBADENEYRA, Padre Pedro de.  La Vida de San Martin, O bispo y Confessor, Flos sanctorum, Tomo III, pp. 374-385.

SANTO DO DIA, Católica net.

SÃO MARTINHO DE TOURS. Wikipedia.

Oração pedindo a intercessão de São Martinho:

"Eis-me aqui, milagroso São Martinho, suplicando com todo o fervor de minha alma que vos digneis interceder junto a Deus por mim. Vós que sois poderoso intercessor pela cura dos doentes, protetor dos abandonados e dos que sofrem perseguições, libertador de todo o mal deste mundo, amparai-me em minhas necessidades. Espero em vós com a mesma confiança que os fracos, desempregados e estudantes confiaram em vós nas suas grandes dificuldades. Ó protetor dos viajantes, sede meu guia pelos caminhos dessa vida. São Martinho, neste momento difícil, eu peço que me auxilies com a vossa intercessão a obter a graça de que necessito. Amém.