Cópia de tijolos.jpg

História 2.png

Fachada da Paróquia São Martinho construída na zona sul da Capital

A Paróquia São Martinho foi fundada em 11 de novembro de 1968, pelos esforços iniciais de Monsenhor Alfredo Hoff, e teve como primeiro pároco o sacerdote húngaro Padre Ladislau Molnár, a convite de Dom Vicente Scherer. Com a ajuda dos primeiros paroquianos e uma série de mutirões, Pe. Ladislau foi substituindo o antigo pavilhão de madeira pela igreja de alvenaria, construída em três etapas, por isso sua forma peculiar, com um telhado dividido em três partes. Depois construiu a casa paroquial e por fim a casa de retiros, tudo com o auxílio financeiro e braçal da comunidade e de suas próprias mãos.

A Paróquia São Martinho foi berço de diversos movimentos e iniciativas de evangelização que se espalharam pelo Estado, como a Renovação Carismática Católica (RCC), as Vigílias de Pentecostes e da Imaculada Conceição, os Retiros Querigmáticos para crianças, jovens e adultos, e eventos pioneiros para a juventude como o Retiro de Carnaval "Rebanhão", o "Barzinho de Jesus" e a "Noite de Luz". Também tornaram-se marcas registradas da paróquia o Teatro da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa e os galetos em comemoração ao aniversário de Pe. Ladislau Molnár, em julho, e em honra ao padroeiro São Matinho, em novembro.

O anseio por anunciar o Reino de Deus e construir um mundo mais fraterno levaram Pe. Ladislau Molnár a fundar no solo da Paróquia São Martinho não somente uma comunidade paroquial viva, mas também uma comunidade missionária, a Fraternidade Nossa Senhora da Evangelização, e uma instituição que mantivesse os meios de comunicação e toda obra evangelizadora para os cinco continentes, a Fundação Fraternidade, no início dos anos 90. Pe. Gilson Lucena Neto e Felipe Lucena Neto foram vigários paroquiais da São Martinho em seus primeiros anos de sacerdócio e também fazem parte dessa história.

Padre Ladislau construiu ao longo desses 51 anos à frente da paróquia uma comunidade forte, caracterizada pela oração e ardor missionário. Da Paróquia São Martinho surgiram diversas vocações sacerdotais, incluindo o atual pároco, Pe. Miguel Louzada de Almeida Martins Costa, que teve sua posse como pároco, em 12 de janeiro de 2020.

"Nossa caminhada de fé, amor e obras"

História 2.jpg

Parte interna da Paróquia em meio a celebração da Santa Missa

História 3.jpg

Somos a Igreja de Cristo, nós Vos louvamos, adoramos e bendizemos!