Você está sabendo que o Papa Francisco lançou a 1ª Jornada Mundial das Crianças?

Nos próximos dias 25 e 26 de maio, em Roma, acontecerá a 1ª Jornada Mundial das Crianças, lançada pelo Papa Francisco no último dia 2 de março.

O primeiro dia será dedicado a testemunhos e shows. No dia seguinte, O Pontífice celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro. O coordenador da Jornada alegra-se com as mais de 57 mil adesões recebidas em pouco mais de três semanas.

O tema da 1º Jornada Mundial das Crianças é: "Eu renovo todas as coisas" (Ap 21, 5), observando o Papa que estas palavras convidam a tornar-nos ágeis como crianças no acolhimento das novidades suscitadas em nós e ao nosso redor pelo Espírito.

Francisco, na sua mensagem para esta 1ª Jornada, dirige-se a cada um pessoalmente:

a ti, querida menina, a ti, querido menino, porque sois preciosos aos olhos de Deus, como nos ensina a Bíblia (cf. Is 43, 4) e tantas vezes o demonstrou Jesus.

O Papa lembra como todas as crianças são a alegria dos seus pais e familiares, da humanidade e da Igreja. E recomenda que as meninas e os meninos escutem sempre com atenção as histórias da mamãe, do papai, dos avós e bisavós! E que não esqueçam as outras crianças que lutam contra doenças, são vítimas da guerra e da violência, padecem fome e sede, vivem na rua, já combatem como soldados ou são refugiados, separado dos seus pais, não podem ir à escola, são vítimas de grupos criminosos, das drogas, dos abusos. Em resumo, todas aquelas crianças a quem é cruelmente roubada a infância.

Ensina que é necessário estar unido a Jesus, que está sempre perto de nós, e ao seu Espírito, que nos acompanha pelos caminhos do mundo.

Convida as crianças, também, a sonhar com uma nova humanidade e a trabalhar por uma sociedade mais fraterna e atenta à nossa casa comum, começando por coisas simples como saudar os outros, pedir licença, pedir desculpa, dizer obrigado, sem ter vergonha de realizar apenas pequenos passos.

Prossegue o Pontífice advertindo que, sozinhos, não podemos ser felizes, porque a alegria cresce na medida em que a partilhamos. Porque somos um único corpo em Jesus.

Então Francisco confia às crianças um segredo importante: para sermos verdadeiramente felizes, é preciso rezar, rezar muito, todos os dias, porque a oração liga-nos diretamente a Deus, enche-nos o coração de luz e calor, e ajuda-nos a fazer tudo com confiança e serenidade. Também Jesus sempre rezava ao Pai, a quem chamava Abbá, papai. Deus, que desde sempre nos amou, vela por nós com o olhar do mais amoroso dos papais e da mais terna das mamães.

Pela Jornada que se avizinha, o Papa recomendou às crianças que virão de todo o mundo a rezar o Pai nosso todas as manhãs e todas as noites, e também em família, com seus pais, irmãos, irmãs e avós.

E finalizou com uma oração:

Vinde, Santo Espírito, mostrai-nos a vossa beleza refletida nos rostos das meninas e meninos da terra inteira. Vinde Jesus, que renovais todas as coisas e sois o caminho que nos conduz ao Pai, vinde e ficai conosco. Amém.

Nós também, como Igreja paroquial, queremos pedir ao Senhor que as crianças sejam muito tocadas por esta Jornada e tenham um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.

Fonte: Vatican News