top of page

Você sabe quais são os Livros Litúrgicos da Santa Missa?


São quatro livros que contém os Ritos e as Leituras das celebrações da Santa Missa. Vamos lembrar de cada um deles aqui.



Missal Romano: O Missal Romano ou Missale Romanum é o livro litúrgico que contém todas as orações utilizadas na Celebração Eucarística: o ordinário da Missa (aquelas orações que não podem ser modificadas e são iguais em todas as Santas Missas) e os próprios (específicos para cada Missa. Ex.: próprio dos santos).



Lecionário: O Lecionário (ou Lectionarium, do latim lectio, leitura) é o livro que contêm os textos da Sagrada Escritura (perícopes) proclamados nas Celebrações Eucarísticas e da Palavra (as leituras, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, os salmos, os versículos de aclamação ao Evangelho e os Evangelhos de todas as celebrações do Missal Romano).



O Lecionário se constitui de três livros: Dominical, Semanal e Santoral.



Dominical: Consta de três partes, que correspondem ao ciclo de leituras de três anos. Isto quer dizer que, a cada três anos, repetem-se as mesmas leituras. No Livro, estão a primeira e segunda leitura, o salmo responsorial, o Evangelho para os domingos e solenidades. A ordem é Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas, respectivamente nos anos A, B e C. O Evangelho de João é lido em algumas celebrações solenes e festivas e em determinados Tempos que não o Comum.



  • A primeira leitura é tirada do Antigo Testamento e acompanha o tema do Evangelho do mesmo dia. (No Tempo pascal, a primeira leitura é dos Atos dos Apóstolos, por exceção).


  • O Salmo responsorial (salmo de resposta) acompanha o tema da primeira leitura e do Evangelho.


  • A segunda leitura não tem ligação com o Evangelho ou com a Primeira Leitura, a não ser nas festas e em determinados tempos litúrgicos. É uma leitura semicontínua das Cartas do Novo Testamento ou do Apocalipse.


  • A aclamação ao Evangelho, em geral, acompanha o tema do Evangelho.



Semanal: Também chamado de Ferial, é composto por leituras para os dias da semana (de segunda a sábado). O Ciclo é bienal (ano par e ano ímpar) e o Evangelho, anual, conforme o tempo litúrgico.



Santoral: Contém as leituras das Santas Missas da memória dos santos, dos comuns, para diversas necessidades e votivas. Às vezes há opções de leituras, cabendo ao sacerdote ou responsável pela Celebração da Palavra escolher as mais oportunas.



Evangeliário:  O Evangeliário ou Evangeliarium é o livro que contém os trechos do Evangelho proclamados nas celebrações. Acompanha o Ciclo trienal (anos A, B e C).

Para a Celebração Eucarística, o Evangeliário é conduzido elevado na Procissão de Entrada pelo diácono e também pode ser conduzido por um leitor. É depositado sobre o altar e ali permanece até a aclamação ao Evangelho, quando o diácono ou o sacerdote toma o Evangeliário de sobre o altar e o conduz elevado até o ambão. Na proclamação do Evangelho, o livro recebe os sinais de reverência: a incensação e o beijo do diácono ou do sacerdote. Após a proclamação do Evangelho, o Evangeliário é conduzido a um lugar digno, na credência ou mesmo na sacristia.



Você consegue identificar cada um deles?


Se desejar, peça a alguém da Pastoral da Liturgia para mostrar a você.


Deus o abençoe!


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page