top of page

Santo Alexandre, mártir da fé.


Santo Alexandre é um dos santos mártires referidos na Oração Eucarística I.



Alexandre nasceu na Capadócia, em uma família pagã, e recebeu uma boa formação cultural. Frequentou vários movimentos religiosos e filosóficos da época e converteu-se ao cristianismo. Deixou a Capadócia e transferiu-se para Alexandria, no Egito, onde havia uma escola expressiva nos meios filosóficos. A seguir, foi para Jerusalém, em 212, onde foi coadjutor do Bispo de então, e, mais tarde, seu sucessor.



Alexandre guiou Jerusalém como pastor atento às necessidades culturais das suas ovelhas. Na Cidade Santa, fundou uma biblioteca e uma escola, inspirando-se no modelo daquela de Alexandria.



Durante seu episcopado, teve que se ocupar com a rivalidade entre o teólogo Orígenes (que já conhecera em Alexandria) e seus superiores. Impressionado com a profundidade de pensamento de Orígenes, Alexandre o defendeu e até o ordenou sacerdote, em 230. Desta forma, Orígenes pôde continuar suas pregações, tendo sido requisitado até em Cesareia e na própria Cidade de Jerusalém.



Em Roma, entre 202 e 203, Septímio Severo retomava a perseguição aos cristãos. Alexandre encontrava-se ainda em Alexandria, onde ficou preso até 211. Com a segunda onda de perseguições, por parte de Décio, ele foi preso em Cesareia e passou por muitas torturas, mas em vão: “A glória dos seus cabelos brancos e a sua grande santidade formaram uma dupla coroa para o seu cativeiro", escreveram os historiadores. Os escritos sobre sua vida afirmam que, quando as bestas selvagens foram trazidas para devorá-lo na arena, algumas lamberam seus pés.



Esgotado por tantos sofrimentos, Alexandre morreu na prisão, em 250, e é venerado como mártir da fé. Dos seus numerosos escritos, permaneceram apenas fragmentos de quatro Cartas, propagadas pelo historiador Eusébio, na sua História Eclesiástica, e por São Jerônimo em sua obra De Viris Illustribus (Sobre Homens Ilustres - capítulo 62).


Fonte: Vatican News

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page