top of page

Por que comemorar a Natividade de São João Batista?


A Festa Junina é uma das mais populares festividades brasileiras, com quermesses, pratos e roupas típicas. Mas vocês sabem a sua origem? Ela está ligada a comemoração do aniversário de São João Batista, aquele que prepara os caminhos do Senhor.


Celebramos hoje, com intensa alegria espiritual, a festa do nascimento de São João Batista. João significa "DEUS DÁ A SUA GRAÇA". E qual a maior graça de Deus? Ele mesmo, ou seja, a nossa participação na própria natureza divina, o mergulho nosso na intimidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


A Liturgia da Santa Igreja Católica só celebra três nascimentos, porque foram os três únicos em que as pessoas nasceram perfeitamente santas. Nosso senhor Jesus Cristo, que é Deus; a nossa Mãe Santíssima, concebida imaculada no ventre de Santana e; por fim, São João Batista, que foi santificado, no transcurso de seu desenvolvimento intra uterino, em sua mãe Santa Isabel, quando Nossa Senhora, acorrendo para ajudá-la, quando a voz da saudação de Nossa Senhora chegou aos ouvidos de Isabel, esta percebeu que a criança estremeceu de alegria no seu ventre; naquele momento se cumpria o que o anjo Gabriel havia previsto: “Desde o ventre materno ficará pleno do Espírito Santo.” De fato, desde o ventre materno, pela ação do Espírito Santo, a caridade, o amor perfeito por Jesus tomou o coração de São João e ele se encontrou com Jesus que ainda estava no seio da Santíssima Virgem; e ali, através da humanidade de Jesus, recebendo o Espírito Santo, João se tornou uma fogueira ardente e inapagável de Amor por Deus.


Diante da vida de santidade de João Batista, nos perguntamos: como haveremos de preparar em nosso coração, um caminho largo e bem pavimentado para a vinda de Nosso Senhor? Só há uma resposta para esta maior e mais decisiva indagação de nossa vida: passando pela mesma experiência viva pela qual passou João, o Batista, qual seja, renovando, a cada dia, através de uma vida de oração séria e determinada, nosso contato íntimo com o Espírito Santo, pela busca de

Jesus Cristo na Eucaristia, conduzidos pelas mãos de Nossa Senhora, nossa Mãe e Mestra, no seio da Santa Igreja Católica, pela Palavra de Deus, pelos Sacramentos, pelo relacionamento fraterno com os irmãos que conosco se dispõe a percorrer este mesmo e único Caminho.



Nesta Solenidade da Natividade de São João Batista, supliquemos a sua intercessão, nos miremos em seu exemplo, e ouçamos a sua voz que clama: “Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas” e, ainda: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.”

218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page