top of page

O terceiro Papa: São Cleto ou Santo Anacleto?


Anacleto ou Cleto, nome que significa “o solicitado” ou “convocado”, foi o sucessor de São Lino e terceiro Papa, governando a Igreja entre os anos 76 e 88.



É um dos santos mencionado na Prece Eucarística I, que estamos conhecendo neste ano.



Durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.



Durante onze anos de intensas atividades como papa, viveu uma época de oscilação entre paz e perseguição aos cristãos, sob o reinado do imperador Vespasiano e seus dois filhos sucessores, Tito e Domiciano. Foi durante seu papado, em 24 de agosto de 79, que ocorreu a erupção do Monte Vesúvio, destruindo as cidades de Herculano e Pompeia, onde já havia uma grande comunidade de cristãos. A tragédia foi lida, junto com a destruição de Jerusalém, nove anos antes, como um sinal da aproximação do fim do mundo e o consequente surgimento do profetizado Reino de Deus.



Cleto ordenou 25 sacerdotes em Roma, estabelecendo a veneração ao túmulo de S. Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo.



Os escritos de Santo Irineu confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar que seriam dois papas diferentes, comemorados nos dias 26 de abril e 13 de julho. Isso se deveu provavelmente ao engano de um copista, que teria abreviado em alguma lista dos Papas o nome de Anacleto por Cleto. E depois recolocou o nome apagado de Anacleto, deixando também na lista a abreviação. Em 1960, estudos verificaram que se tratava da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.



A sua morte ocorreu no ano 88. Foi sepultado ao lado de São Pedro. A ele são atribuídos uma série de orientações que condenam o culto de objetos “mágicos e de feitiçaria” e a alimentação com comida oferecida aos deuses “pagãos”. Também a ele é atribuída a instauração da “Saudação e Bênção Apostólica” na abertura das mensagens papais.

Santo Anacleto, rogai por nós!



Oração – Glorioso e Eterno Senhor, peço-vos, pela intercessão de Vosso Servo, o Papa Santo Anacleto, que construiu o túmulo de São Pedro, nosso primeiro Papa, a graça de ser sempre um defensor do papado e de cumprir, com zelo apostólico, os deveres do fiel cristão.



Fonte: O Santo do Dia. Dom Servilio Conti, IMC.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page