top of page

As armas da Quaresma.


A Quaresma é um período de quarenta dias em que nos preparamos para a Páscoa do Senhor, a mais solene e sagrada de todas as celebrações da nossa fé católica.



Neste Tempo Litúrgico, devemos nos purificar de corpo e alma para celebrar santamente a Páscoa.



Para isso, a Igreja nos dá algumas armas:



1. Oração. Rezar algo a mais do que já rezamos, como a Via-sacra, um salmo por dia, a meditação de um dos Evangelhos, ou do Livro do Êxodo, em que está a Páscoa da Antiga Aliança.



2. Penitência. Fazer penitência corporal, ligada especialmente à renúncia de alimentos, e outras mortificações, como deixar de ver televisão, ou algum programa específico, retirar alguma diversão, ou alguma coisa supérflua em nossa vida.



3. Esmola. Praticar a caridade fraterna nas suas diversas formas: visitar um doente, ajudar material, espiritual ou emocionalmente alguém necessitado, etc.



4. Leitura espiritual. Procurar ler um livro de espiritualidade, para aumentar nosso fervor.



5. Combate dos vícios. Ou seja, maus hábitos que temos. Escolher um. Buscar as formas pelas quais se manifesta em nós, os sentimentos que nos deixa, e combatê-lo nesta quaresma, praticando a virtude oposta.



6. Confissão sacramental. Procurar fazer um exame de consciência bem-feito, de toda a vida, e confessar-se.



Estas armas são como que um empurrão que nos auxilia a avançar. Um empurrão para que demos um passo adiante bem real na vida cristã. Reconhecendo o próprio pecado, pondo toda a confiança em Deus, esforçando-nos de verdade no seguimento de Jesus Cristo.



Vamos refletir?



O chamado continua sendo o mesmo que Jesus fez.



O que eu posso responder? Dou esmola de verdade, pratico a caridade nas suas mais variadas formas, as obras de misericórdia? Já compartilho com os outros e vou compartilhar ainda mais durante esta quaresma? Rezo? Estou disposto a rezar mais durante esta quaresma? Posso melhorar a qualidade da minha oração? Aceito sair da comodidade? Jejuar mais? Inclusive das muitas coisas que diminuem a minha vida cristã?

Para viver bem esta Quaresma, supliquemos a ajuda do Senhor!



Rezemos o Salmo 50, 9-11:

Escondei o vosso rosto dos meus pecados, e apagai todas as minhas iniquidades. Criai em mim, ó Deus, um coração que seja puro, e renovai dentro de mim um espírito decidido. Não me rejeiteis da vossa presença, e não tireis de mim o vosso santo Espírito.


Deus abençoe as suas disposições para esta Quaresma!

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page