top of page

Ser Catequista: Vocação e Ministério



Neste ano, celebrar a vocação dos catequistas se tornou ainda mais especial após o Papa Francisco instituí-la como um ministério no dia 11 de Maio. É um novo olhar de toda a Igreja a esse serviço tão importante em nossas comunidades, valorizando os leigos e leigas que tem como missão transmitir a fé desde o primeiro anúncio até a preparação para os sacramentos da Iniciação à Vida Cristã.


Como catequista há 6 anos, percebo que é necessário formar crianças, jovens e adultos na doutrina e fundamentos da Igreja, mas, além disso, formar discípulos missionários que amam Jesus e queiram servi-lo, a começar pelos aspectos comuns da sua própria vida. Somos o rosto da Igreja em nossas casas, trabalhos, locais de estudo e lazer. Assim iniciou o ministério do catequista, quando Jesus enviou seus apóstolos "Ide e Evangelizai a toda a criatura", e se multiplicou até os dias de hoje. Da mesma forma que os Doze encontraram desafios nesse caminho, a Pandemia da Covid19 foi motivo de grande preocupação e insegurança em nossas comunidades, mas confiantes na Providência, seguimos os encontros com as crianças, jovens e adultos de forma remota, utilizando as ferramentas que a tecnologia nos proporcionou, dando continuidade a esse ministério. Hoje, com a Graça de Deus, já podemos realizar os encontros de forma presencial, seguindo todos os cuidados de higiene e distanciamento, para preparar cristãos dispostos a anunciar a Boa Nova.


Que Deus abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que se dedicam a transmitir a fé. Que eles sigam o propósito de evangelizar e formar discípulos missionários.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page