top of page

III DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS: «De geração em geração, a sua misericórdia»

Atualizado: 26 de jul. de 2023


O tema do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos escolhido pelo Papa Francisco é: «De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50).



Como diz o Papa, esse tema nos leva a um encontro abençoado entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Isabel, cheia do Espírito Santo, dirige à Mãe de Deus palavras que, dois milênios depois, repetimos diariamente: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» (1, 42). E o Espírito Santo, que já tinha descido sobre Maria, sugere-Lhe como resposta o Magnificat, onde ela proclama que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração.



Francisco lembra que o Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro entre gerações diversas: avós e netos, jovens e idosos. Deus não quer que deixemos os idosos sozinhos. Quer que os jovens alegrem os corações dos idosos e aprendam com sua sabedoria e experiências. Pois os encontros dos jovens com os idosos fazem com que aqueles percebam que pertencem a uma história maior e que nem tudo depende das suas capacidades. Para os anciãos, a presença do jovem abre à esperança de que não se perderá tudo que viveram. As realidades maiores e os sonhos mais belos não acontecem num instante, mas através de um crescimento e de uma maturação.

Ainda acentua o Papa que, no projeto de amor do Senhor, cada pessoa é importante e chamada a ir mais além. Para os mais jovens, ir mais além do imediato em que nos confina a realidade virtual; para os mais velhos, não se deterem no debilitar-se das forças nem nos lamentos.



E concita:


Olhemos para a frente! Deixemo-nos plasmar pela graça de Deus, que, de geração em geração, nos liberta do imobilismo no agir e das lamúrias voltadas para o passado!


Francisco convida cada um a pensar naquele encontro de Maria e Isabel, fechar os olhos e imaginar aquele abraço entre a jovem Mãe de Deus e a mãe idosa de São João Batista; e visualizá-lo no coração, para o fixar na alma como um luminoso ícone interior. E então passar da imaginação à vida concreta, fazendo algo para abraçar os avós e os idosos, não se privar da sua companhia nem privá-los da nossa.



Finalizando, o Pontífice deseja que chegue aos irmãos e irmãs idosos a bênção do abraço entre Maria e Isabel, e encha de paz os seus corações.




Oremos pelo Papa e por todos os idosos!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page