top of page

Festa de São Martinho 2020

Atualizado: 15 de fev. de 2021



Entre os dias 03 e 11 de novembro acontecerá Novena em honra ao nosso padroeiro São Martinho. A Festa de São Martinho 2020 foi celebrada de maneira nova e adaptada às realidades atuais. Cada dia da celebração teve um tema, um sacerdote convidado e uma das comissões ou pastorais da Paróquia responsável, tanto pela liturgia quanto pela confecção e venda de lanches após a celebração. A cantina e o tradicional galeto foram organizados no sistema Pegue e Leve para evitar aglomerações. Além disso, todas as celebrações da Novena foram transmitidas ao vivo pela nossa página do Facebook @saomartinhodetors. Confira como foi a programação da Novena:

03/11 – “Ser cristão num mundo que se transforma” (Padre Marialdo).

04/11 – “A comunidade é a casa dos cristãos neste mundo¨ (Padre Lucas).

05/11 – “A Igreja nas casas” (Dom Dadeus Grings).

06/11 – “Casa da Palavra” (Padre Jaime).

07/11 – “Casa Do Pão” (Diácono Rodrigo).

08/11 – “Casa da Caridade” (Padre Miguel).

09/11 – “Casa da Missão” (Padre Sésio).

10/11 – “Casa da Ternura” (Padre Neto).

11/11 – “Rumo à casa da Santíssima Trindade" (Dom Jaime Spengler).

O jovem casal festeiro deste ano, Yasmin Hermenlino e André Bublitz de Oliveira, fizeram um trabalho incrível. Eles estão muito contentes com o resultado e testemunham:

“Foram nove dias de festa onde sentimos o amor de Deus em cada homilia, cada sacerdote convidado, que ainda nos proporcionaram reconstruir as relações que infelizmente perdemos durante a pandemia. Mesmo sem o contato físico, foi possível reaproximar nossos olhares aos irmãos que tanto nos fizeram falta, muito devido à cantina, organizada cada dia por uma comissão paroquial, onde vendemos diariamente mais de 100 itens, arrecadando mais de 4mil reais para as reformas da paróquia. O tradicional galeto também foi um sucesso: mais de 230 galetos vendidos, com muitas doações para os mais necessitados, como as famílias das comunidades carentes ao redor da Igreja. Outra graça muito grande foi podermos conhecer melhor a vida e obra do nosso padroeiro, exemplo de humildade, conversão, missão e amor à Igreja. A Novena foi certamente um momento de muita graça na nossa comunidade!”

Cristine Damásio, coordenadora do Conselho Paroquial, relata também as suas impressões sobre a Festa de São Martinho que teve um formato e contexto bem distintos dos anos anteriores:


“Foi uma festa com muitas experiências inéditas: pároco novo, em plena pandemia de coronavírus, em reestruturação física e administrativa da Paróquia e ainda, após termos passado um período com nosso fundador Pe. Ladislau Molnár, hospitalizado. Então, foram muitos desafios. Porém, foi emocionante ver o amor e dedicação de toda a comunidade. A fé e devoção a São Martinho está arraigada em todos e os sacerdotes convidados foram de perfeita unidade. Lindo ver que nossa comunidade vive intensamente com seus irmãos e irmãs em Cristo”.

Nosso pároco, Pe. Miguel Martins Costa, somente tem palavras de agradecimento a toda a comunidade:

“Gostaria de agradecer a todos, todas as pastorais, toda a nossa comunidade, todos aqueles que rezaram, doaram, trabalharam, se dedicaram a nossa festa, a nossa novena. Desejo que Deus abençoe a todos e que a gente possa realmente construir esse mundo fraterno, a começar no nosso coração, amando cada vez mais os nossos irmãos e acolhendo as graças que deus vai nos dando ao longo da caminhada. Vamos nos ajudando, caminhando e trabalhando juntos. Que Deus fortaleça cada vez mais a nossa amizade. Mais uma vez, muito obrigada”.

As atividades da Paróquia São Martinho não param por aí, em breve divulgaremos nossa Programação de Advento e Natal.

Venha participar dessa comunidade viva.

São Martinho, rogai por nós!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page